Disk sander - Lixadeira de disco


Introduction:

Disk sander - Lixadeira de disco

Este texto apresenta o projeto de uma lixadeira de disco, construída a partir do aproveitamento de um motor de lavadora de alta pressão inoperante.

A lixadeira dispõe de uma mesa articulável e um goniômetro que possibilitam o lixamento de peças em diferentes ângulos de inclinação.

A folha de lixa é colada em uma roda de madeira em mdf.

Os componentes deste projeto estão descritos no desenho (exceto o goniômetro).


Step 1:

Projeto completo

As duas fotos mostram o projeto completo da lixadeira, incluindo o goniômetro (peça em mdf branco). Os manípolos (ou manoplas) de pressão laterais fixam a mesa de trabalho na inclinação desejada.

Step 2:

Mesa de trabalho articulável

A mesa articulável possui dois rasgos laterais em curva para possibilitar a inclinação desejada e um que permite o deslocamento transversal do goniômetro.

Step 3:

Guia lateral

Detalhamento da fixação da guia lateral curvada que deve ser encaixada no rasgo da mesa articulável, possibilitando uma inclinação de até 45º.

Step 4:

Manípolo de pressão

os manípulos foram confeccionados em madeira e são utilizados para pressionar a mesa articulável na inclinação desejada para o lixamento.

Step 5:

Manípulos

Detalhamento dos dois manípulos laterais, confeccionados com madeira e dois parafusos fixados no centro.

Step 6:

Portinhola lateral

Uma portinhola lateral foi confeccionada para permitir a guarda de lixas soltas e do goniômetro, este quando a lixadeira estiver inoperante.

As dobradiças foram confeccionadas em madeira.

Step 7:

Motor

Vista lateral do motor que foi aproveitado de uma lavadora de alta pressão inoperante. O motor está firmemente assentado em uma estrutura de madeira, tanto na parte frontal quanto na parte traseira.

Step 8:

Dobradiças em madeira

Detalhamento das dobradiças feitas com madeira. Outro projeto que usei este tipo de dobradiça está em: https://br.pinterest.com/pin/465067098996102989/.

Step 9:

Vista traseira da lixadeira

Na parte traseira da lixadeira observa-se a grade plástica de proteção da ventoinha do motor e, sobre ela, a caixa que acondiciona a chave liga-desliga e o capacitor de partida do motor (componentes originais da lavadora de alta pressão). Foram adicionadas duas estruturas em "T" que servem como pés e para enrolar o cabo de energia. A guarda da lixadeira na posição vertical é a que menos espaço ocupa.

Step 10:

Goniômetro

Detalhamento do goniômetro, feito em mdf, e que facilita o lixamento em ângulos. O rasgo (ou canal) na base possibilita a sua articulação em 45º, tanto para direita quanto para esquerda. O cabo de madeira para empurrar o goniômetro possui um parafuso que fixa-o no ângulo desejado para o lixamento.

Step 11:

Alinhamento

A foto mostra o alinhamento do disco de lixa em relação à mesa de trabalho.

É isto. Espero que inspire, motive e oriente!




Comments

Add a Comment

Sign in to comment.